Belmonte
7 de março de 2018
Quem descobriu o Brasil? Sim! Ele mesmo, Pedro Álvares Cabral! Além de ser nosso descobridor, nos inspirou no nome desse blog. Pois bem, conhecemos a cidade onde ele nasceu. Belmonte fica na Serra da Estrela, na Província da Beira Baixa. Vale muito passar por lá e descobrir um pouco sobre essa aldeia histórica que, segundo registros, é de 1199.
➸ Fomos de taxi de Manteigas para Belmonte (como falamos nesse post) e depois para Covilhã (pagamos, nesse trecho, 25€). É importante você saber que a maioria das atrações fecham de 12:00 às 14:00 horas. Portanto, programe-se! Uma manhã ou uma tarde é suficiente para conhecer as principais atrações.
➸ Quem tiver interesse pode olhar no nosso instagram (@oinversodecabral) os stories que fizemos sobre nossa ida a Serra da Estrela. Está salvo nos highlights – aquelas bolinhas da página inicial 😉
Sobre o mais ilustre filho, Pedro Álvares Cabral nasceu entre 1467-1468 e comandou a armada para Índia em 1500, com 13 navios. Como se sabe, no caminho, houve uma mudança de rota e nosso país foi descoberto. O Museu dos Descobrimentos, conta toda a história e os detalhes da esquadra de Cabral, que teve com ele Pero Vaz de Caminha (autor da carta que descreve o Brasil para o Rei D. Manuel) e Bartolomeu Dias. O Museu é pequeno, basicamente todo multimídia, valendo a ida principalmente para as crianças que estão na fase de aprendizado sobre a nossa história. É interessante, mas nada imperdível.

A entrada custa 5€. Funciona de terça a domingo das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.
O Castelo de Belmonte é um dos pontos de visitação. A construção é datada do século XIII e há registros de que em 1466 foi doado por D. Afonso V à família de Cabral.
Belmonte também é conhecida pela comunidade judaica. Nos anos da inquisição, muitos judeus sefarditas se abrigaram na cidade e, apesar das pressões, conseguiram manter tradições e muitos de seus ritos. Em 1989 a Comunidade foi reconhecida oficialmente, Em 1996, foi inugurada a sinagoga Bet Eliahu. Em 2005, a cidade ganhou o Museu Judaico (único em Portugal) que retrata a história da presença sefardita no país.

Redes de Judiaria em Portugal.

Museu Judaico de Belmonte.
O almoço foi no bom Restaurante Brasão, altamente recomendável.
As construções são basicamente feitas em pedras

Made in Belmonte: cerveja artesanal fabricada na cidade.
Enfim, Belmonte é uma pequena e charmosa cidade do interior de Portugal. Para nós, brasileiros, é uma visita cheia de significado histórico, o que se vê nas diversas referências ao nosso descobrimento espalhadas em toda cidade.

Fotos: O Inverso de Cabral