Bica cheia, galão, meia de leite. Vai um cafezinho aí?
21 de novembro de 2017
“Uma bica cheia, se faz favor!” Pedir um cafézinho em Portugal tem lá seu charme e muitas variações. Sem dizer do maravilhoso hábito de sentar na esplanada de uma pastelaria (espécie de padaria ou lanchonete no Brasil) e ver a vida passar enquanto toma qualquer coisa ou mesmo ficar em pé no balcão ouvindo as conversas.
Nos bairros, o hábito da grande maioria dos moradores é eleger a sua, no meio de tantas opções e ali todos os dias encontrar as mesmas pessoas e virar um cliente cativo. Nós temos a nossa e todos os dias paramos ali no Seu António, com nosso cão, para tomar um café ou um galão.
Bom, mas vamos aos vários tipos e maneiras de servir (e pedir) um café:
A bica cheia ou café cheio é o café espresso com um pouco mais de água, de modo que a xícara vem completa. Se pedir só um café ou bica a xícara virá pela metade e portanto, o café será mais forte. Seja como for, você ainda pode pedir na xícara escaldada, que vem pelando! Não existe um consenso em relação à origem da palavra “bica”, normalmente utilizada para designar uma chávena (xícara) de café em algumas partes do país, especialmente em Lisboa.
O galão e a meia de leite surgem da clássica mistura café com leite. Entretanto, segundo a explicação do querido Seu António, ambos são feitos com uma bica, o que varia é a quantidade de leite, sendo que o galão tem mais leite, por ser feito em um copo ou espécie de caneca, enquanto a meia de leite é servida na chávena (xícara).
O abatanado, também segundo o seu António, é um café servido na chávena da meia de leite, porém com mais água. Disse ainda que é o também, chamado carioca.
Para acompanhar uma torrada ou uma tosta mista (nosso misto quente) ou quem sabe um queque, nome derivado de cake, que são bolinhos deliciosos. Há também o tradicional bolinho de arroz, muito comum por aqui, que parece muito o queque e é doce (não é o nosso bolinho de arroz frito). Quem sabe não anima e já toma seu “pequeno almoço”?
Olha o famoso seu António aí! A Pastelaria Jacaré Paguá fica na Avenida de Roma, 76 D – Alvalade.

Fotos: O Inverso de Cabral