Fundação Saramago
29 de maio de 2018
Para os fãs de José Saramago (eu!) ou para quem quer conhecer um pouco mais sobre o escritor, um passeio bem interessante em Lisboa é a Fundação José Saramago. Ela ocupa a charmosa Casa dos Bicos, localizada no recém remodelado Campo das Cebolas (pertinho da Praça do Comércio).
➸ Rua dos Bacalhoeiros, 10 – Campo das Cebolas (mapa). Funciona de segunda a sábado das 10:00 às 18:00 horas. Os bilhetes de entrada custam 3€.

Visão do Campo das Cebolas. O nome é devido a uma feira que funcionava no local no século XV. A área foi usada como parque de estacionamento até a remodelação, concluída este ano.
Em frente a Fundação foi plantada uma oliveira de Azinhaga, terra natal do escritor, onde foram depositadas suas cinzas. A frase “Mas não subiu para as estrelas se à terra pertencia” é do Livro Memorial do Convento (uma das obras mais lindas <3)
Logo na entrada a escada tem várias frases de Saramago, retiradas de obras diversas
O acervo é bem interessante e reúne manuscritos, anotações, documentos e as diversas capas pelo mundo das obras do escritor. Além disso há também entrevistas que são exibidas nos monitores.
José Saramago recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1998.
Ensaio sobre a Cegueira é uma de suas obras mais famosas. Ela virou filme em 2008, dirigido por Fernando Meirelles.
Há ainda a loja que vende todas as obras do autor. A edição da Editora Porto é sem dúvida a mais bonita. Além das cores, cada uma tem a caligrafia de algum outro artista, como por exemplo, Chico Buarque e Sebastião Salgado.
Para finalizar, há ainda uma exposição que explica a história da Casa dos Bicos, construída entre 1521 e 1523. Ela faz parte das Muralhas de Lisboa (também chamada de Cerca Moura ou Cerca Velha), sendo que no seu interior contém fragmentos da antiga muralha.

Fotos: O Inverso de Cabral