Passeios

Voltamos e, no retorno, fomos a LX Factory

19 de setembro de 2021

Atualizado em 20 de setembro de 2021.

Voltamos!!!!

Olá a todos. Já tínhamos saudades. 

Como sabemos, o último ano foi especialmente desafiador para todos. Diante do que aconteceu com o turismo no mundo, pensamos que não faria sentido continuar e decidimos dar um tempo no Blog. Agora que tudo vai voltando (ainda que devagar) ao lugar, retomamos com ânimo renovado. 

Contudo, como podem ver, tivemos alguns “problemas técnicos” com as fotos do Blog, mas, aos poucos, vamos restaurar e atualizar tudo. Mas, durante a pandemia, muita coisa mudou, e alguns dos nossos lugares preferidos mudaram. Portanto, mais do que nunca, vale a dica: confira de as dicas do Blog estão atualizadas.

Nessa retomada, voltamos a LX Factory, que está diferente. Dos 25 mil metros quadrados, 5000 serão demolidos para um empreendimento ainda mantido em segredo pelos realizadores. Sim a LX Factory está menor. Já não temos toda parte de traz e, infelizmente, o Rio Maravilha, onde podíamos ver a “namorada do Cristo Rei”, fechou. 

Mas, de resto, o lugar continua uma ótima opção de passeio, com ótimos restaurantes, atrações culturais, lojas e o bolo de chocolate da Landeau, que continuam por lá, além de uma nova cervejaria.

Para quem ainda não conhece, é uma antiga área de fábricas desativadas que deu lugar a um espaço lindo e criativo. Situada em Alcâtara, a LX Factory abriga, como dissemos, uma livraria, restaurantes, bares, cafés, lojas e escritórios de marcas tipicamente portuguesas ligadas ao design, moda e arte e até um hostel! É um espaço que exala charme e cultura.

Frequentemente acontecem feiras de roupas e objetos de decoração e também a orgânica, com produtos de pequenos produtores.

Obras do novo empreendimento.
Onde era o Rio Maravilha.
A livraria Ler Devagar ainda está por lá.

O BEERS tem capacidade para 60 pessoas. Lá você vai encontrar peixinhos da horta, ovos rotos, salada de bacalhau, ou prego do lombo etc. Já nos pratos principais há bitoque do lombo, joelho de porco, posta mirandesa, secretos de porco preto com migas, bife do lombo com molho Guinness, bacalhau  lascado à lagareiro ou açorda de gambas. E, claro, cerveja.

RESTAURANTE BEER’S, pra quem gosta de cerveja.
PREGO: um clássico português.

Fica na Rua Rodrigues de Faria, 103 – Alcântara (mapa).
Pra chegar lá: metrô linha verde até Cais do Sodré, depois, Elétrico 15E; ônibus/autocarro 732 ou 201.

➸ Dica #1: ver “a namorada do Cristo Rei” e o pôr do sol no Rio Maravilha.

➸ Dica #2: conhecer o senhor Pietro, na Livraria Ler Devagar e se encantar com suas invenções.

➸ Dica #3: provar O Bolo da Marta ou o de chocolate da Landeau.

Fotos: O inverso de Cabral