Miradouros
18 de maio de 2017
A acidentada topografia lisboeta é a razão de ser de algumas atrações típicas da cidade: os elevadores e os miradouros (mirantes). Segundo a lenda, Lisboa nasceu entre sete colinas (ok, tem uma “discussão” de que são oito, na verdade). A posição estratégica e o desenho urbano da cidade fazem que esses lugares proporcionem vistas incríveis. É quase uma obrigação encaixá-los em seu roteiro. Por isso, separamos os nossos três preferidos.
➸ Senhora do Monte: é o ponto mais alto da cidade, e talvez por isso, o menos visitado. Tem uma vista linda e bem abrangente. Dele, avista-se o Castelo de São Jorge, o Rio Tejo, a Baixa, o Largo de Martin Moniz, a Ponte 25 de Abril, o Cristo Rei e muito mais.
☛ Largo do Monte (mapa). Para chegar até lá é aconselhável utilizar táxi (Uber e afins) ou tuk tuk e, depois, descer a pé pelo bairro da Graça, que é super tradicional.
Nele fica a capela da Nossa Senhora do Monte, procurada por grávidas, pois dizem que ela ajuda a ter uma boa hora no parto.
➸ São Pedro de Alcântara: talvez seja o de mais fácil acesso, pois está localizado em pleno Bairro Alto. Você consegue chegar a pé, vindo do Principe Real, ou subindo pelo Elevador da Glória, que liga a parte baixa da cidade à alta e já é, por si, um ótimo passeio. Dele, tem-se a vista inversa do Senhora do Monte: Mouraria, Alfama, Restauradores e chegando perto da visão do Rio Tejo, as torres da Catedral da Sé.
UPDATE: o miradouro passará por obras, provavelmente ficará fechado até outubro de 2017 🙁
☛ Rua São Pedro de Alcântara (mapa).
Para chegar via Elevador da Glória: Seu ponto de partida será a Calçada da Glória, 6 – na Praça dos Restauradores (mapa). Se você deixar para pagar na hora, vai sair a 3,70€ mas caso você tenha o cartão Viva (Sete Colinas, Viagem ou Zapping – falamos sobre transporte aqui) sai bem mais em conta! 😉
➸ Portas do Sol: na descida do Castelo de São Jorge você passa por ele. Sempre lotado de turistas, é uma das paisagens mais adoráveis da cidade. Vê-se, em detalhes, os charmosos becos de Alfama, o imponente Mosteiro de São Vicente, a cúpula o Panteão, as costas da igreja de São Miguel e, claro, toda imponência do Tejo.
☛ Rua São Tomé (mapa).
As edificações com seus telhados “cor de laranja” dão a ideia de uma maquete. Pare e admire… Mais que isso: considere a possibilidade de descer “sem rumo”, pelos becos de Alfama. É espetacular!

Fotos: O Inverso de Cabral