Mosteiro dos Jerônimos
5 de setembro de 2017
Hoje, vamos falar do Mosteiro dos Jerônimos, que fica em Belém. Ele faz parte dos quatro mosteiros portugueses classificados como Patrimônio da Humanidade. Os outros três são o Convento de Cristo, em Tomar (falamos dele aqui), o Mosteiro de Alcobaça (tem post sobre ele aqui) e o Mosteiro da Batalha.
A construção teve início em 1501 e foi concluída um século depois. A arquitetura manuelina é o estilo predominante. Nele estão os túmulos de Camões, Vasco da Gama, Fernando Pessoa e outras figuras importantes da história de Portugal.
O acesso a igreja é livre, entretanto, se quiser entrar no mosteiro, os bilhetes custam 10€.
Como ele fica em Belém, é possível visitar também outros pontos interessantes, como o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém, o Museu Berardo, o Palácio Nacional da Ajuda e claro, saborear os famosos pastéis de Belém (falamos deles aqui). Atrações não faltam e dá para passar o dia na região.
➸ Endereço: Praça do Império (mapa). Horário de funcionamento: de outubro a abril das 10:00 às 17:30. De maio a setembro das 10:00 às 18:30. Para chegar até lá: elétrico 15 e autocarros 727, 28, 729, 714 e 751.
A fachada é imponente e rica em detalhes
O claustro foi concluído em 1940 e 1941. Nele há simbologias religiosas e elementos naturalistas.
A igreja Santa Maria de Belém é de uma riqueza de detalhes que dá para passar horas observando as pilastras e os vitrais.
Os túmulos de Camões e Vasco da Gama ficam na igreja. O de Fernando Pessoa, no claustro.

Fotos: O Inverso de Cabral