Roteiro 1 dia em Lisboa
19 de outubro de 2017
Como bem sabemos, muita gente passa por Lisboa fazendo conexão para outros países da Europa. Um pedido constante que recebemos é: “o que visitar em 1 dia em Lisboa?”.
Preparar uma sugestão de roteiro de um dia não é tarefa fácil. Ideal mesmo era ficar um pouco mais nesta cidade linda, mas ok, tentamos fazer o melhor para deixar aquele gostinho de quero mais! Tomara que goste e volte em breve para aí sim conhecer melhor a cidade.
Resolvemos organizar nossa sugestão com uma certa lógica geográfica. Assim, começa-se em um ponto da cidade e termina em outro, com alguma sorte, admirando um lindo pôr do sol do alto do Castelo de São Jorge. Que tal? Então, vamos a isso:
Comece por Belém, vá até a Torre e de lá vá andando passando pelo Padrão dos Descobrimentos e Mosteiro dos Jerônimos (a entrada na igreja é livre e sem filas). Ali ao lado, ficam os famosos Pastéis de Belém, clássico da doçaria portuguesa. Ande até o MAAT e contemple a arquitetura moderna a beirada do Rio Tejo.
➸ Para chegar até Belém, de táxi ou Uber poupa-se tempo, mas se preferir, vá de comboio (partindo do Cais do Sodré – linha verde) ou de autocarro 727, 28, 729, 714 e 751 e ainda de elétrico 15.

Torre de Belém

Pastéis de Belém
Depois disso, pegue o comboio e desça no Cais do Sodré. Se já estiver com fome, pode almoçar no Mercado da Ribeira. Muitas opções de refeições tipicamente portuguesas e de conhecer alguns chefs renomados, como Henrique Sá Pessoa, Kiko Martins e outros. Se quiser participar da polêmica Pastel de Belém x pastel de nata da Manteigaria (os dois mais famosos e que dividem opiniões e preferências), a chance é essa (há uma loja da Manteigaria logo na entrada do mercado)!

Mercado da Ribeira (TimeOut Market)
Depois vá caminhando pela beirada do Rio Tejo, na Ribeira nas Naus, até chegar na imponente Praça do Comércio. Você estará na Baixa de Lisboa, área afetada pelo terremoto de 1755 e reconstruída por Marquês de Pombal.

Praça do Comércio e Castelo de São Jorge

Rua Augusta
O Rossio está ao lado, na famosa praça Dom Pedro IV. Ali também é possível provar a ginjinha, licor típico. Partindo da Praça do Comércio (também chamada Terreiro do Paço), ande pela Rua Augusta, veja, a sua direita, o elevador de Santa Justa e chegue na Praça da Figueira, onde pode contratar um Tuk Tuk para subir até o Castelo de São Jorge, passando pelo Bairro da Graça, Miradouros da Senhora do Monte e da Graça. Tudo é bem pertinho.

Praça Dom Pedro IV (Rossio)

Miradouro Senhora do Monte
Visitar o Castelo custa, a preço normal, 8,50 €. Vale a pena andar por toda edificação, ler a sua história e, claro, admirar a linda vista. Depois, vá descendo a pé até o Miradouro Portas do Sol, que te proporciona uma vista diferente, e perca-se nas ruas e becos de Alfama. Nesse caminho, pode visitar a Catedral da Sé e a Igreja de Santo Antônio.

Miradouro Portas do Sol

Catedral da Sé
Para encerrar, chegue ao Chiado. A praça Luis de Camões é o ponto. Para baixo, o famoso Café A Brasileira, onde tem a famosa estátua de Fernando Pessoa e a rua Garrett, famosa pelas lojas. Para cima da praça, o Bairro Alto, ótimo para tomar uns drinks. Todo esse caminho é repleto de bares, cafés e restaurantes. Entretanto, o Chiado/Bairro Alto concentram, sem dúvida, as melhores opções.

Praça Luís de Camões

Rua Garrett
Ufa! Esperamos que tenha gostado! Há muito mais pra ver, portanto, volte com mais tempo! Agora vai uma lista de posts que já fizemos que podem te ajudar também sobre os lugares aqui sugeridos:
Poucas horas em Lisboa: onde guardar sua bagagem
Pastel de Belém x Pastel de Nata
10 Sugestões de Souvenirs Portugueses
Compras em Lisboa (nele falamos da Rua Garrett e de lojas bem peculiares)
DULCE PERAZZO12 de julho de 2018 às 15:16
Amei!!!!
Oinversodecabral15 de julho de 2018 às 16:17
Oi Dulce! Agora falta vc vir! Bjs!