Visita a Sandeman
25 de maio de 2018
Para quem vai ao Porto, fazer uma visita guiada às caves de vinho, que na verdade ficam em Nova Vila de Gaia (outra cidade, separada do Porto pelo Rio Douro), é um programa super interessante. Dentre as várias opções, dessa vez, conhecemos a Sandeman.
O leitor do blog já sebe que, indo ao Douro, aconselhamos a visita em qualquer das quintas produtoras (mostramos nossa experiência na Quinta da Pacheca aqui e contamos um pouco sobre o vinho do porto aqui), que oferecem uma visão mais completa do processo de colheita das uvas e produção do vinho. Contudo, muitas delas, já há bastante tempo e em função do clima e da humidade, optam por desenvolver seus vinhos em Vila Nova de Gaia, às margens no Rio Douro. É o caso da Sandeman. Sem dúvida, é um passeio interessante para quem gosta de vinhos, não só por degustá-los, como também para aprender sobre a origem, conhecer a história e saber algumas curiosidades.
➸ Largo Miguel Bombarda, 3 – Vila Nova de Gaia (mapa).E-mail: sandeman.visitors@sandeman.com
Telefones: (+351)223 740 533/34/35. Horários: das 10 às 12:30 e das 14:00 às 18:00 horas.
A visita dura cerca de 30 minutos e é sempre guiada por um funcionário que vai dando as explicações necessárias sobre o tradicional vinho do Porto, suas espécies e classificações. Esse tour, com direito a prova de dois vinhos, custa 12€ por pessoa. Mas saiba que eles oferecem outras opções (veja mais aqui).
A Sandeman foi fundada em 1790 e continua a ser administrada pela família, de origem inglesa. A relação entre portugueses e ingleses, especialmente na cidade do Porto e em função da bebida começou no sec. XIV, ou seja, “já lá vai” uma longa história que marca a presença britânica na região. O primeiro tratado de comercio internacional entre os dois países foi firmado aqui, tendo como objeto a produção, o transporte e a comercialização do vinho do Porto.
A história do logotipo da marca, ou seja, os motivos da capa e do chapéu são explicados na visita e claro, não vamos estragar esse momento contando aqui!
No final, a melhor parte: degustar os vinhos!

Fotos: O Inverso de Cabral
Portanto, caso você aprecie essa bebida, não perca essa oportunidade. Se não aprecia tanto o vinho do Porto, poderá aprender um drink especial: o Porto Tónico.